Elo no lol, MMR, Sistema de ligas. Todos são modos do jogo League of Legends classificar o nivel de habilidade de seus jogadores durante partidas ranqueadas. Este é o sistema de ranking que é utilizado para encontrar outros invocadores com nível de habilidade similares tanto para o time aliado quanto para o oponente, isto é o Elo no lol. Gerando na maioria das vezes partidas equilibradas em nivel de dificuldade para ambos os times.

Aqui você encontrar oque significa estas siglas tão usadas no lolzinho (Elo, MMR, PDL, Tier, etc) e finalmente vai saber os detalhes do Elo no lol e como ele funciona.

Para poder jogar partidas ranqueadas você, o jogador, precisa que a sua conta seja no minimo do nivel 30.
Este sistema de ranqueamento dos jogadores pode ser meio confuso e por isso vamso explicar tudo sobre ele aqui. Todos os seus termos e significados.

 

Após jogar 10 partidas ranqueadas a sua conta será classicada em um sistema de Elo no lol das possiveis Ligas dentro do jogo, são eles: Bronze, Prata, Ouro, Platina, Diamante, Mestre e Desafiante.

Elo no League of legends e o Sistema de Ligas

No LoL, a primeira coisa a entender é o Sistema de Ligas.
Este sistema foi implementado na temporada três e quatro e persiste até hoje, o sistema usa seis Ligas (Originalmente em inglês essas divisões é chamado de Tiers) com cinco divisões por tier, onde a posição no ranking é determinada por Pontos de Liga (PdL) e o atributo oculto Match Making Rating (ou MMR lol; a tradução aproximada seria “taxa de geração de partidas no League of legends”).

Elo no lol e os Pontos de Liga (PDL)

Cada vitória em um jogo ranqueado garante ao jogador Pontos de Liga (PdL), enquanto cada derrota diminui a quantidade atual de PdL do invocador. A quantia exata ganha ou perdida de PdL por jogo depende do atributo oculto MMR lol. Se o invocador possui um MMR lol maior que uma quantia determinada para a divisão em que ele está, ele ganhará mais PdL por vitória e perderá menos por cada derrota. Se o MMR lol for menor que a quantia determinada, ele ganhará menos e perderá mais por cada jogo.

Os Pontos de Liga de um invocador podem também diminuir com o tempo, caso ele fique inativo em partidas ranqueadas. A quantidade de PdL perdidos é fixa e depende do tier. O período de inatividade é de 28 dias: caso o espaço de tempo desde a última partida ranqueada supere 28 dias, o invocador perderá PdL de acordo com seu tier a cada 7 dias, até participar de uma partida ranqueada.

Ou seja caso você goste de jogar partidas rankeadas fique no maximo 28 dias sem jogar, ou seu Elo no lol irá diminuir!

Elo no LOL e a descrição de cada Liga (Tier):

Elo no LOL BronzeBronze

Elo no LOL PrataPrata

Elo no LOL OuroOuro

Elo no LOL DiamantePlatina

Elo no LOL PlatinaDiamante

Elo no LoL MestreMestre

Elo no LOL Desafiante     Desafiante

De Bronze a Diamante, as ligas são ainda classificadas em cinco divisões organizadas em forma decrescente: V, IV, III, II, I. Isso significa, por exemplo, que se você estiver em Bronze I, a sua próxima subida será para Prata V.

Elo no LOL e Subindo e Descendo de ligas

Depois de determinar a qual Liga o jogador pertence inicialmente com as suas 10 partidas ranqueadas inicias, famosamente conhecidas como MD10. O jogador fica liberado a continuar jogando partidas ranqueadas e ganhar (ou perder) Pontos de Liga (PDL’s) nas suas proximas partidas ranqueadas.

Ao alcançar 100 de PDL o jogador entrará na serie de promoção, uma serie de partidas decididas por uma melhor de três (famosamente conhecida como MD3), onde ele deverá ganhar 2 dos 3 jogos seguintes para ser bem sucedido em sua promoção. Casos eja bem sucedido ele será promovido par a proxima divisão mais alta e seus PDL’s serão zerados.

Caso perca a sua MD3, ele permanecerá na sua atual divisão com o numero de PDL’s que ele tinha (ou um valor aproximado) antes de entrar em sua MD3.

Se o invocador alcançar 100 de PDL na divisão 1, ele entrará na serie de Promoção de Tier, uma serie de partidas decididas por uma melhor de cinco (famosamente conhecida como, MD5), onde ele deverá ganhar 3 dos 5 próximos jogos ranqueados que participar.

Será reconhecida como uma derrota na Série caso o invocador abandone uma partida ou saia durante a seleção de campeões.

Em raras ocasiões, é possível ser promovido duas vezes após apenas uma Série, caso o invocador tenha um MMR lol alto. Por exemplo, um Ouro V que faz duo frequentemente com uma pessoa que está na Platina III pode ter um MMR lol excepcionalmente alto por causa dos invocadores que ele enfrenta. Como resultado, o MMR lol pode ser 1 ou 2 divisões mais alta que o MMR lol médio da sua divisão atual, Ouro V. Após vencer sua série, há uma possibilidade do invocador ser promovido duas vezes.

REBAIXAMENTO

Rebaixamentos acontecem quando o jogador perde uma sequência de partidas. Quando rebaixado, ele vai para uma divisão abaixo e recebe 75 PdL naquela divisão. Por exemplo, um Ouro II, ao perder muitas partidas com 0 PdL, será rebaixado para Ouro III e receberá 75 PdL.

Existe um período de imunidade de rebaixamento por alguns jogos, no qual o invocador não poderá ser rebaixado para uma divisão anterior. Este período de imunidade é ativado quando um invocador é promovido para uma divisão mais alta. Por exemplo, um Prata III é promovido para Prata II, ativando imediatamente seu período de imunidade. Mesmo que perca alguns jogos em sua nova divisão com seu PdL atual zerado, ele não voltará para a divisão anterior enquanto a imunidade estiver ativa.

Caso o jogador esteja na divisão V, ele tem imunidade de 10 derrotas antes de ser rebaixado para a divisão I de um tier inferior. Exemplo: Um Ouro V é derrotado 10 vezes e transferido para Prata I.

Notas

  • Durante problemas no servidor, perder um jogo e receber Derrota Impedidaprevine que um invocador seja rebaixado, e o jogo não contará como derrota em uma Série de Promoção.

DESAFIANTE

A Liga (ou Tier) Desafiante é o tier mais alto do Sistema de Ligas e consiste dos invocadores mais habilidosos de League of Legends. Devido a natureza competitiva deste tier, não há queda de PdL devido a inatividade. No entanto, toda vez que alguém conseguir PdL suficiente para subir uma posição no ranking do tier Desafiante, um invocador será empurrado uma posição para baixo.

 

Para tirar suas duvidas temos este video do central de aprendizado do proprio League of Legends:

 

E O MMR O QUE É?

MMR! Existe um algoritmo no lol chamado MMR, que significa “Match Making Rate”, ou em português “taxa de construção de partidas”, este valor que é um valor escondido nas contas de cada jogador, serve para criar e balancear as partidas que vão ser disputadas entre os jogadores, fazendo com que os jogadores disputem as partidas com outros jogadores que possuam pontuação similar ou muito próxima durante as partidas.

Abaixo nós explicamos passo a passo o que provoca as quedas e os ganhos de MMR e como isso afeta diretamente a construção de TODAS as suas partidas.

Este numero existe em todos os modos de jogo; Normal, Ranqueada, Aram e etc.

Este sistema faz com que você geralmente jogue contra jogadores que tenham no maximo 100 pontos de diferença do seu próprio MMR, porem o valor de MMR é individual para cada modo de jogo em cada conta de cada jogador, ou seja, você pode ter MMR 1900, para partidas normais e ter 900 de MMR para partidas Aram, todos os modos de jogo possuem MMR separados.

Existem pessoas que dizem que ninguém leva jogos Normais a serio ou que os jogadores de Normal game são inferiores das partidas Ranqueadas, na verdade se você encontra jogadores ruins em partidas normais isto só significa que o seu MMR para partidas normais é baixo. E existem também outras series de fatores, como a tolerância de diferença de MMR que em normal game é maior, podendo fazer você realmente cair contra jogadores muito ruins ou muito bons, Então encontrar aquele jogador Diamante no Normal game pode significar que o MMR do jogador Diamante para Normal game seja baixo (tem gente que joga somente partidas Ranqueadas e raramente partidas normais), ou o MMR dele esta no máximo de tolerância permitida em jogos Normais (O que também quer dizer que o MMR dele do jogador Diamante possa não condizer com o MMR para Ranqueadas).

Muitas pessoas dizem que não gostam de jogar partidas Ranqueadas porque só tem troll, ou acham as partidas difíceis e talz. Isto acontece porque as partidas ranqueadas são mais balanceadas que partidas normais, e ganhar uma partidas de alguém com um nível muito parecido com o seu é difícil. Enquanto se estiver jogando uma partida normal, ao jogar contra um jogador Diamante por exemplo se você perder o jogo você se conforma, afinal ele é Diamante mesmo e você não, enquanto perder para alguém de um nível de habilidade pode ser muito frustrante, pelo nível de esforço envolvido e por perceber seus próprios erros e não conseguir corrigi-los.

 

O MMR E OS PONTOS DE LIGA DAS PARTIDAS RANQUEADAS

Porem o MMR de partidas Ranqueadas de um jogador possui uma peculiaridade que é chamado de Pontos de Liga (ou LP), quando você ganha pontos de MMR você também ganhará pontos de LP, porem estes números não são iguais uns com os outros. Em league of legends existe um numero minimo de MMR que cada jogador deve ter para estar em cada liga.

Vamos SUPOR que você precise de 1100 pontos para ser prata, 1500 para ser ouro e assim por diante, você só será promovido para prata quando atingir esta quantidade de MMR necessária ou atingir um valor aproximado.

Apesar de você não perder pontos de liga quando perde uma partida e acabou de ser promovido para uma liga ou divisão, todas as partidas no jogo afetam seu MMR, só que o jogo esconde isto de você para que você não se sinta com um sentimento negativo ao ter acabado de ir para o ouro e de repente cair novamente para o prata por causa de uma simples derrota. O sistema de League of Legends da uma “tolerância” para  a quantidade de partidas que você perder antes de isto afetar seus pontos de liga.

Porem note que isto afetará sim os seus pontos de liga, porem de modo quase escondido, isto afetará a quantidade de pontos de liga que você ganhar quando vencer uma partida, a quantidade normal de PDL ou LP que um jogador deve ganhar é entre 18 e 22, ao ganhar mais do que isso, significa que o seu MMR esta acima da divisão de liga que você se encontra, e ao ganhar menos do que esse valor significa que o MMR esta abaixo da liga que você se encontra.

Isto acontece para você não “cair” varias divisões de liga muito rapidamente, lhe dando a oportunidade de se “levantar” novamente.

Porem o inverso não acontece, é possivel ficar com uma quantidade muito grande de MMR e ganhar tantos pontos de Liga que de repente o sistema de balanceamento fará você “pular” ligas, podendo ir do prata 5 direto para o prata 2 por exemplo.

Por isso as vezes você irá jogar contra jogadores que não tem o mesmo “ELO” que você, sendo prata e jogando contra bronzes, ou sendo prata e jogando contra Ouros, isto acontece porque o seu MMR esta muito parecido com os dos seus adversários, então quando aquele jogador Ouro aparecer contra você, significa que ou ele esta com MMR muito baixo, ou você esteja com MMR muito alto, as duas possibilidades são validas.

A VERDADE SOBRE DAR DODGE E PERDER PDL

Uma coisa interessante que poucas pessoas sabem é que ao dar “dodge” em uma partida, ou seja, quitar do jogo durante a seleção de personagens, faz o jogador perder PDL mas ele não perde efetivamente MMR, então mesmo perdendo PDL por ter quitado da partida, ele vai receber mais PDL do que o normal nos proximos jogos que vencer, porque o sistema de balanceamento de League of legends tentará sempre deixar ele coma quantidade media de PDl de acordo com seu MMR, logo não é preciso ter medo de dar Dodge em partidas que você acha que vai perder ou que você não conseguiu jogar com seu campeão desejado. Isto não afeta o seu MMR, apenas engana o jogador tirando PDL dele, o grande e maior empecilho de dar Dodge em uma partida é na verdade ter que esperar as vezes muito tempo para jogar outra partida.

 

COMO CONSEGUIR AUMENTAR O SEU MMR?

Os pontos de MMR não são criados eles são “roubados” de outros jogadores, ao ganhar pontos de MMR significa que o seu adversário perdeu MMR, para existirem Diamantes é necessário que existam bronzes, pois os pontos de MMR altos que os diamantes possuem na verdade são os pontos de MMR que falta nos bronzes.

 

 

Se você deseja saber quais são so melhores campeões para subir de elo no lol veja nossa Tier List (Aqui) com uma lista sempre atualizada com os melhores campeões do patch atual para você ganhar mais partidas rankeadas!

 

Já pensou em ser Design de Games?

Uma das coisas que você mais gosta na vida são os video games?

Então é necessário que você saiba que não é preciso ser japonês ou morar nos EUA para trabalhar com design de gamesÉ possível trabalhar com o o que você ama, aqui no brasil, e talvez até mesmo da sua casa. O Brasil já esta encaminhado neste tipo de profissão, porem ela não é muito falada por ai. Afinal é uma profissão de poucos.

  • Você não sabe como começar uma carreira de um Design de games?
  • Você não sabe o quanto pode ganhar sendo um Design de games?
  • Não sabe que tipo de Curso ou Faculdade fazer para começar?
  • Não tem disponibilidade de tempo para se deslocar até um local para ter aulas?
  • Você acha Faculdades de design de games muito caras?
  • Tem medo de mesmo fazendo o curso não usar ele pra realmente fazer um jogo?
  • Não sabe nada de programação?
  • Esta perdido e vai precisar de um suporte individual, só pra você?

Vamos te contar tudo aqui no Lobo Nerd, como começar e tudo o que você precisa saber sobre essa tão sonhada profissão.

Se você sempre sonhou em trabalhar com videogames ou está pensando em entrar neste mercado, talvez você precisasse saber mais a respeito das profissões que tem relação com o Design de Games.

Você também pode ver mais detalhes da profissão de Design de Games no nosso artigo aqui da Lobo Nerd.

Elo no LoL, MMR, PDL. Como funciona tudo (Guia definitivo)
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